quinta-feira, 17 de abril de 2008

Descoberta portuguesa em doença genética


Meninos, a descoberta do LA saiu no DN e isso é motivo para mais um post sobre o nosso chefe!

http://dn.sapo.pt/2008/04/15/ciencia/descoberta_portuguesa_doenca_genetic.html
Alguns excertos da notícia que foi publicada no DN:

["O nosso objectivo era produzir um modelo desta doença em animais, a fim de testarmos novas abordagens terapêuticas para ela", explicou o investigador de Coimbra, sublinhando que isso, não só foi conseguido, como levou também à verificação de que a tal zona do cérebro era afectada durante a doença.]

"Já havia, antes deste, modelos da doença em animais. Mas o grupo de Coimbra decidiu tentar uma nova abordagem, que tem a vantagem de ser mais rápida, uma vez que não é necessário esperar que os animais doentes cresçam e se desenvolvam, como acontece no caso de serem transgénicos, com este gene alterado."

"Tal como esperado, os ratos apresentavam os sinais da doença na substância negra, região que, como já se sabia, é afectada pela doença - é por isso que alguns doentes exibem sintomas de parkinsonismo. Têm ainda um problema chamado ataxia, que se caracteriza pela falta de coordenação muscular dos movimentos e que está associada à patologia no cerebelo. Mas, analisando a zona do estriado - outros grupos haviam levantado a hipótese de que essa região também pudesse estar afectada na doença - confirmaram pela primeira vez os sinais da patologia nessa zona também, explicando assim os sintomas da distonia. "

Hmmmmmmm substância negra?? :D
"Têm ainda um problema chamado ataxia" lol

Estávamos a precisar de um post mais sério para manter o nível do blog ehehehehe ;)

1 comentário:

Sofes disse...

Muito bem!! O LA em grande! Qualquer dia é o nosso Nélio! ;)